quarta-feira, 6 de abril de 2011

Belle Époque

A Belle Époque (Bela Época em francês) é compreendida como um momento na história francesa que se iníciou por volta de 1880 e se estendeu até 1914. Embora, haja uma dificuldade em demarcar seus limites por ser mais um estado de espirito do que algo concreto.


No Brasil, a Belle Époque teve início em 1889 e vai até 1922, quando explode o Movimento Modernista, com a realização da Semana de Arte Moderna na cidade de São Paulo. Sendo instaurada de forma mais lenta, começa em 1880 e dura até 1925 e aos poucos foi sendo minada por novos movimentos culturais. A influência da França da-se pelo fato de que para os membros da elite brasileira, era inconcebível não ir para Paris ao menos uma vez ao ano.


Na França, esse período é relembrado como o florescimento total do belo. Além dos avanços de paz no território francês, onde se centraliza o movimento, e os países europeus mais próximos. Existem os avanços na tecnologia, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés e do cinema. Logo o nascimento do Impressionismo e da Art Nouveau. A arte e arquitetura nascentes neste período têm seu estilo reconhecido como 'Belle Époque'.


Com o aparecimento de novas tecnologias como o telefone, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião a cidade-luz
torna-se o centro cultural mundial. Seus cafés-concertos, balés, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. A elite intelectual consome livros de autores como Rimbaud, Zola e Balzac, uma referência existencial para os que estavam sintonizados com os ares da Belle Époque.



NEQUITZ MIGUEL- BOEMIA CARIOCA







Nenhum comentário:

Postar um comentário